A PAZ! Sejam bem-vindos amados ao nosso Blog

“Falar é uma necessidade, escutar é uma arte”.
- Goethe



TEMOS O IMENSO PRAZER DE RECEBELO AQUI EM NOSSO BLOG E O MOTIVO PELO QUAL ELE EXISTE, É PARA A DIVULGAÇÃO DO NOSSO TRABALHO COM O PRINCIPAL OBJETIVO DE ABENÇOAR, EDIFICAR, TRANSFORMAR VIDAS, BUSCANDO ALMAS PERDIDAS NESTE MUNDO.ESPERAMOS QUE ENCONTRE ALGUMA NOVIDADE, ASSIM SENDO QUANDO PRECISAR DE ALGUMA PEÇA É SÓ COPIAR.SEJAM BEM VINDOS ENTRE NÓS E FIQUEM A VONTADE.NOSSO ORKUT: http://www.orkut.com/Home.aspx

*NÃO COBRAMOS PARA NOS APRESENTARMOS*
QUANDO SOMOS CONVIDADOS
PEDIMOS AJUDA EM:
***CONDUÇÃO

****E SE FOR POSSÍVEL UM LANCHINHO APÓS O CULTO. (rsrsrs)

22 janeiro 2008

Peça de Natal: Noite Feliz





Peça adaptada por Nair de Azevedo para o natal de 2007
Peça; Noite Feliz

Início com o hino Vem Chegando o Natal( Aline Barros)
Prólogo: A profecia ( com uma música ao fundo de natal instrumental)
ISAÍAS – Quando o messias vier, o espírito do Senhor repousará sobre ele, porque o Senhor o consagrou pela unção; Ele virá para levar a boa nova aos pobres, curar os corações doloridos, proclamar a libertação dos escravos e pôr em liberdade os prisioneiros; proclamar um ano de graça da parte do Senhor, consolar todos os aflitos, dar o óleo da alegria em vez de vestidos de luto, cânticos de glória em lugar de desespero. Reconstruiremos as ruínas antigas, as cidades arruinadas e os escombros de muitas gerações. Virão estrangeiros apascentar o nosso gado, servir de lavradores e vinhateiros, seremos chamados de sacerdotes do Senhor, qualificados de ministros do nosso Deus. Já que tivemos parte dupla de vergonha, receberemos parte dupla de herança; nossa alegria será eterna. Porque o Senhor ama a equidade e detesta o roubo e a injustiça, vai nos dar fielmente a recompensa e estabelecer conosco uma aliança eterna. Seremos conhecidos entre as nações e também nossa geração: todos, quando nos ver, reconhecerão que somos a abençoada raça do Senhor.
( música ao fundo de natal instrumental e a narração)
Nazaré era uma cidade pequena da Galiléia. Nela morava um carpinteiro chamado José e sua mulher chamada Maria. José era descendente do grande rei Davi. Havia também nessa cidade um rei muito orgulhoso, chamado Herodes. Há muito tempo, porém, este povo esperava o Messias, prometido pelos profetas nas Escrituras Sagradas. Acreditavam que Ele os livraria do jugo romano.

Cena 1: O anjo Gabriel visita Zacarias
(musica instrumental de natal e a narração)
NARRADOR – Nos tempos de Herodes, o rei da Judéia, um sacerdote por nome Zacarias, esposo de Isabel, ambos justos diante de Deus, observavam fielmente os mandamentos e preceitos do Senhor. Não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e os dois de idade avançada. Zacarias, diante de Deus, exercia a função de sacerdote, e o povo orava do lado de fora. Apareceu-lhe então um anjo do Senhor.
(Esta cena eu fiz atrás das cortinas do templo, enquanto o povo orava do lado de fora(visível)
ANJO – Não temas, Zacarias, porque foi ouvida tua oração: Isabel tua mulher vai ter um filho, e lhe dará o nome de João. Ele será para ti motivo de gozo e alegria, e muitos se alegrarão com seu nascimento; porque será grande diante do Senhor e não beberá vinho , e desde o ventre de sua mãe será cheio do Espírito Santo; ele converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus, e irá adiante de Deus para converter os corações dos pais aos filhos e os rebeldes à sabedoria dos justos, preparando para o Senhor o povo para sua vinda.
ZACARIAS – Como vou ter certeza disso? Pois já sou velho e minha mulher é de idade avançada.
ANJO – Eu sou Gabriel. Estou sempre na presença de Deus, e fui enviado para te falar esta boa notícia. Eis que ficará mudo e não poderás mais falar até o dia em que estas coisas acontecerem, visto que não confiou nas minhas palavras, que hão de se cumprir no tempo certo.(Zacarias sai, mudo, o povo fica surpreso e fazem perguntas)
Povo- O que aconteceu Zacarias? Pq demorou tanto? ( Zacarias não responde)
MÚSICA sem narração com letra de natal( não precisa ser toda.)
Cena 2: O anjo Gabriel visita Maria
(Maria sai de sua casa, acompanhada de uma mulher e uma criança, dando a entender que foi visitada, se despede da mulher e criança)
Maria- Fiquei muito feliz pela sua visita Adena e de você também meu pequeno Abiel, a paz esteja com vocês e Caleb. ( Eles saem)
ANJO – Salve agraciada, o Senhor é contigo! Não temas Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás a luz a um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-se-á filho do Altíssimo, e o senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, e seu reino não terá Fim.
MARIA – Como se fará isso? Pois nunca estive com homem algum.
ANJO – O Espírito do Senhor descerá sobre ti, e a força do altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso o Santo que nascer de ti será chamado filho de Deus. Também Isabel, tua prima, até ela está esperando um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida como estéril, porque para Deus nenhuma coisa é impossível.
MARIA- Eu sou a serva do Senhor, cumpre-se em mim segundo a tua palavra.( ao anjo sai)
(Maria volta para dentro de casa, feliz com a notícia)

Cena 3: O dilema de José
( musica com a narração(sempre que houver narração a música instrumental)
NARRADOR – José era um homem bom, mais quando soube que Maria estava a espera do bebê, e ele ainda não era o marido dela, achou que não casar-se.
JOSÉ – Maria não! Se fosse outra pessoa eu até entenderia... Como isso pode acontecer? Filho de Deus?! E eu que pensava ter encontrado alguém tão pura... Maria, por que você fez isso comigo? Por que? Por que? Me trair as vésperas do casamento! Por que me Deus? Porque isso está acontecendo comigo Senhor? (Jose se deita e dorme)

Cena 4: Maria visita Isabel
( musica com narração)
NARRADOR – Naqueles dias, Maria se levantou e foi correndo para a região montanhosa a uma cidade de Judá.
MARIA – Isabel!
ISABEL – Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Donde me vem a honra de vir a mim a mãe do meu Senhor? Pois assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança se estremeceu de alegria em meu VENTRE. Bem aventurada és tu que creste, pois hão de se cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas.
MARIA –Minha alma glorifica o Senhor, meu espírito enche de alegria em Deus meu salvador, porque olhou para a sua pobre serva. Por isso, desde agora, me chamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é santo. Sua misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que o temem.
ISABEL- É verdade Maria, venha vamos conversar mais sobre isto, vou lhe oferecer um pão quentinho que acabei de fazer, venha. (saem)

Cena 5: O nascimento de João Batista
(música com narração)
NARRADOR – Quando Isabel compe Isabel o tempo de dar a luz, teve um filho. Os seus vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor havia sido bom para Isabel, e se alegraram com ela. No oitavo dia, foram circuncidar o menino e o queria chamar pelo nome de se pai Zacarias.
ISABEL – Não gente ! Ele vai se chamar João
PAREN TE–-Mas pelo que eu sei não existe nenhum parente com este nome, como você vai colocar o nome dele de João?
OUTRO PARENTE- Eu vou perguntar a Zacarias por meios de acenos, como ele vai se chamar.
(Ele, pedindo uma tabuinha, escreveu: "João é seu nome" e deu ao parente que leu em voz alta.
OUTRO PARENTE: João é o seu nome.
( Todos ficaram admirados. No mesmo instante a boca de Zacarias se abriu, e ele começou a louvar a Deus.)
ZACARIAS – Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e resgatou o seu povo, e nos deu um poderoso salvador, na casa de Davi, seu servo, como havia anunciado, mediante os seus santos profetas, para nos livrar dos nossos inimigos e das mãos de todos que nos odeiam. Assim exerce a sua misericórdia com nossos pais, e se recorda de sua santa aliança, segundo o juramento que fez ao nosso pai Abraão:
PARENTE – O que será este menino? A mão do Senhor está com ele.(Zacarias pega a criança nos braços feliz)
Música com letra
Cena 6: O sonho de José
(José está dormindo)
ANJO – José, filho de Davi, não temas por receber Maria por esposa, pois o que nela foi gerado vem do Espírito Santo. Ela dará a luz à um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados. (Anjo sai)
JOSÉ- ( meio estranho) –Nossa o que aconteceu? Eu acabei dormindo e tive um sonho, não o anjo do Senhor veio me visitar, sim ele me disse toda a verdade! Eu preciso falar com a Maria, fui tão injusto com ela, vou lhe pedir perdão. Eu tão simples, tão pequeno, um carpinteiro e nada mais. Mas meu Deus olhou pra mim e me escolheu pra ser pai do filho de Maria! Eis me aqui Senhor.(sai correndo)


Cena 7: O nascimento de Jesus
ALISTAMENTO – 5
(música e a narração)
NARRADOR – Naqueles dias, apareceu um decreto de Cezar Augusto, ordenando o recenseamento de toda a terra. Todos iam alistar-se, cada um na sua cidade.
ARAUTO – (Na frente das cortinas) Atenção! Atenção todos!!! Por ordem de nosso grande imperador Cézar Augusto, Senhor de todas as terras, O governador de nossa região, Quirino, Convoca toda população de nosso país para o recenseamento geral. Todos os homens deverão partir com suas famílias para a terra onde nasceram, para alistar-se. Quem não fizer isso, será castigado (sai o arauto)!
JOSÉ – Ouviu isto Maria!? Mas que é isto? – logo agora!
MARIA - Meu bom José: O que foi que aconteceu? O que mesmo o arauto falou?
JOSÉ - Logo agora, Maria, que você está esperando o neném, temos que ir a Belém, para nos alistar. Ouviste o Imperador decretou o recenseamento!
MARIA - José, lembras-te do anjo que esteve aqui? – o mensageiro de Deus – o que me disse que o meu filho vai ser filho de Deus? – José, eu acho que não vou poder ir mais até Belém – é tão longe! (Maria olha para José) Achas que temos de ir mesmo?
JOSÉ - Maria, eu lembro tudo o que o anjo disse... Mas o que vamos fazer, Maria? O arauto disse que quem não for para a sua cidade, será castigado.
MARIA - Bem José, (Depois de pensar um pouco) Vamos então. Deus nos ajudará. Talvez ele mesmo queira que seu filho nasça em Belém...
JOSÉ - (contente) Agora me lembro! O profeta Miquéias uma vez falou: “E tu Belém, que és muito pequena entre as cidades de Jerusalém, de ti sairás aquele que será rei de Israel”. Essa é a vontade de Deus. – vamos então Maria.
MÚSICA É Natal – Cristina Mel
Cena 8 : José e Maria procuram hospedagem
Jose- Sr hospedeiro, preciso de um quarto.
HOSPEDEIRO – Não temos meu senhor. Nós estamos lotados.
JOSÉ – Por favor senhor! Minha esposa está para dar a luz A QUALQUER MOMENto, preciso de um quarto
HOSPEDEIRO – Desculpe: nós estamos lotados. Aliás, por causa deste recenseamento a cidade está cheia, e todos as pousadas já devem estar lotadas! Mas, se o senhor não se importar, vocês pode ficar no estábulo..., pelo menos lá é quentinho e vocês não ficarão na rua.
JOSÉ – Um Estábulo???E agora Maria o que vamos fazer?
MARIA- Aceite José, estou muito cansada, não estou agüentando mais, pelo menos lá é quentinho.
JOSE_ Obrigado senhor! Nós aceitamos!
HOSPEDRIRO: Venham vou levá-los até lá.

CENA 9: Os magos e Herodes
(musica de natal com narração)
NARRADOR – Estando eles ali, completaram-se os dias dela (Sinos) e deu a luz a seu filho primogênito, e envolvendo-o em faixas, e o colocou numa manjedoura. Tendo, pois, nascido em Belém da Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que magos vieram do oriente a Jerusalém.
MAGOS – (perguntando ao povo) Somos viajantes do oriente. Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer?
(chegam até Herodes)
MAGO 1 – Acredito que você seja Herodes.
HERODES – Sim sou eu. Quem são vocês e o que querem?
MAGO 2 – Somos viajantes do oriente. Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer?
HERODES – O que?! Rei dos Judeus?!
MAGO 3 – Vimos sua estrela no oriente e viemos adorá-lo!
NARRADOR – Herodes ficou perturbado, pois ele É QUEM era o rei dos judeus. Convocou então o escriba para pequisar.
HERODES – Quem é esse rei dos judeus?
ESCRIBA – O senhor deve estar se referindo ao messias, o cristo.
HERODES – Que seja! Onde havia de nascer esse tal de messias?
ESCRIBA – Em Belém, na Judéia, porque assim diz o profeta Miquéias: "E tu Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as cidades de Judá. Porque de ti sairá o chefe que governará Israel, meu povo".
HERODES – (voltando aos magos) Ide a Belém e informai-vos bem a respeito do menino. Quando tiverdes encontrado, comunicai-me, para que eu também vá adorá-lo.Ouviram? Eu preciso saber onde ele está. Podem ir.
(Ele saem)
HERODES- Rei dos Judeus, vou mostrar a este menino quem é o rei dos judeus!! E quando achá-lo vou matá-lo este intruso.

Cena 10: PASTORES NO CAMPO( música com narração)
NARRADOR - E, assim, José e Maria foram a Belém e ali cumpriu-se a profecia. Os primeiros a saberem da grande nova foram humildes pastores. Eram muito pobres e mal arrumados; não tinham nem lugar para morar. Viviam no campo, cuidando dos rebanhos. E dormiam lá durante a noite.
1o Pastor – Que noite tão calma, tão diferente das outras...
2o Pastor – Pois é. Tudo tão calmo, tão bem, que eu acho que até vamos poder dormir. Nenhuma fera virá atacar as nossas ovelhas.
3º Pastor – Mesmo assim é bom ficar vigiando. Eu tenho a impressão de que alguma coisa vai acontecer esta noite!
4º Pastor – (Levanta) Que noite calma, que noite santa. No céu (aponta) as estrelas estão tão brilhantes, Com um brilho que poucas vezes vemos . É tarde já e ainda estou acordado, embora do trabalho esteja cansado. – Será que vai acontecer algo de especial esta noite? (Juntas as mãos e se ajoelha) Ó Deus, dá-nos a tua paz!
1º Pastor – Que lindos sons dos céus ecoam! Parecem anjos que um hino entoam.
2º Pastor – Parece-me, ao te ouvir falar assim, que deveria aparecer um anjo para anunciar a vinda do SALVADOR A TERRA
(Entra o anjo. pastores se assustam.)
Anjo – Não temais! Eis aqui vos trago novas de grande alegria que será para todo o povo. É que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo o Senhor. E isto vos será por sinal: Encontrareis uma criança envolta em faixas e deitado numa manjedoura.
3º Pastor – (Ergue, lentamente, a cabeça) Ó anjo maravilhoso e sem par: Quem te mandou nos anunciar?
Anjo –Eu venho desde os altos céus excelsa nova proclamar. Mensagem linda de meu Deus irei a todos anunciar
4º Pastor – Da boca de anjo veio a boa nova : O Salvador ao mundo desceu.
1º Pastor – Uma virgem foi quem a luz deu?
Anjo – Deus sabe que vocês estavam anciosos, hoje vos dá porque clamais
(volta-se e faz de conta que há outros anjinhos atrás dele)
Anjo- Por isso, louvai e daí graças a Deus, Ó coros, e entoai hinos dos céus!
(Coro de crianças vestidas de anjo,cantam gloria)
(Play Back do hino das crianças- Glória a Deus nas Alturas)
Anjo – (fala bem forte): “Glória a Deus nas maiores alturas E paz na terra entre os homens a quem ele quer bem.” – Jesus, o Cristo, Deus, Senhor, de todo o mal vos livrará. Quer ser o vosso Salvador, e vosso pecado apagará.
(Sai o anjo pela igreja . Se tiver mais anjos, também sair.)
1º Pastor – O anjo falou “na cidade de Davi”. Isto é Belém.
2º Pastor – E é perto da aqui!
3º Pastor – É verdade, o coro dos anjos cantou assim!... Foi tão lindo, não cansaria de ouvir!
4º Pastor – Mas, se lá formos, não sei o que levar?! A criança dorme sobre feno e palha. Hei de levar o que a agasalha. (Mostra o cobertor que vai levar.)
1º Pastor – E eu este pão lhe vou ofertar. E que nunca fome precise passar.
2º Pastor – Eu lhe vou levar um cordeirinho que guardei para a festa, é bem novinho.
3º Pastor – Vamos, então, logo para lá!...
4º Pastor – Sim, vamos! Vamos logo! ]
MÚSICA Noite Feliz toda
Cena 11: Jesus na manjedoura e os pastores chegando( música Noite Feliz)
( musica com narração)
NARRADOR – No principio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus. O Verbo era a verdadeira luz que, vindo ao mundo, ilumina todo homem. E o verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, a glória que o Filho único recebe do seu Pai, cheio de graça e de verdade.Que neste natal seja mais um momento e que as pessoas acreditem que vale a pena viver um ano novo. Feliz natal.
FIM


Hino Oficial do Grupo Teatro e Dança SEMEAR.

Ouça o Hino que também faz parte do Grupo SEMEAR "Sei que tudo posso"