A PAZ! Sejam bem-vindos amados ao nosso Blog

“Falar é uma necessidade, escutar é uma arte”.
- Goethe



TEMOS O IMENSO PRAZER DE RECEBELO AQUI EM NOSSO BLOG E O MOTIVO PELO QUAL ELE EXISTE, É PARA A DIVULGAÇÃO DO NOSSO TRABALHO COM O PRINCIPAL OBJETIVO DE ABENÇOAR, EDIFICAR, TRANSFORMAR VIDAS, BUSCANDO ALMAS PERDIDAS NESTE MUNDO.ESPERAMOS QUE ENCONTRE ALGUMA NOVIDADE, ASSIM SENDO QUANDO PRECISAR DE ALGUMA PEÇA É SÓ COPIAR.SEJAM BEM VINDOS ENTRE NÓS E FIQUEM A VONTADE.NOSSO ORKUT: http://www.orkut.com/Home.aspx

*NÃO COBRAMOS PARA NOS APRESENTARMOS*
QUANDO SOMOS CONVIDADOS
PEDIMOS AJUDA EM:
***CONDUÇÃO

****E SE FOR POSSÍVEL UM LANCHINHO APÓS O CULTO. (rsrsrs)

21 outubro 2008

PEÇA: As Quatro Estações do Casamento

AS QUATRO ESTAÇÕES DO CASAMENTO

Casais para apresentarem as estações, outra pessoa para apresentar o aconselhamento, duas cadeiras no centro, algumas roupas de frio, uma flor pequena, uma caixinha de anel com anel dentro, uma caixinha tipo de carteira embrulhada de presente, um bilhetinho num papel pequeno, 2 faixas.

Inicia com as quatro estações de costa

Uma voz diz as quatro estações e eles se viram conforme diz a estação correspondente. E volta ficar de costa.

Inverno – Primavera – Verão - Outono

Uma voz diz – Inverno

Começa uma narração sobre o Inverno e eles vão para a cadeira e senta virado com a face para a platéia do lado preto. (Fica se mexendo e representando que está frio ou fica congelado, podem também acrescentar uma luva, toca, blusa de frio e etc... que já vai estar na cadeira aonde vai se sentar)

Narração do inverno - O inverno nos Estados Unidos, é no primeiro mês do ano, janeiro. Embora isso não se aplique a todos os lugares, janeiro e fevereiro na Carolina do Norte são os meses mais frios. É o período em que neva e há tempestades de neve; quando as pessoas usam luvas e sobretudos.

Falamos de invernos frios, invernos rigorosos, invernos com muita neve, invernos gélidos e invernos severos. Em síntese, inverno significa dificuldade. A vida é muito mais difícil no inverno do que no verão.
Os casamentos no inverno caracterizam-se pela frieza, dureza e amargura. Os sonhos da primavera são cobertos por camadas de gelo, e a previsão do tempo alerta para chuvas mais frias.

Termina a narração e começa a outra como fosse o pensamento de uma esposa.

(a esposa começa a se mexer sem se virar. Fica representando o q está pensando, pode se levatar e sentar de novo enquanto estiver narrando) Nesse momento se ela colocou acessório, pode tirar-lo.

1º Pensamento do Inverno voz feminina – Eu me sinto frustrada e deprimida. Nós não conversamos apenas discutimos e nunca chegamos a alguma conclusão ou acordo sobre como resolver os problemas. Nenhum de nós está feliz. Discordamos nas questões quc envolvem dinheiro e criação dos filhos. Mark é muito insensível, Temos muitos anos de ressentimento. Sinto que há mais empenho de minha parte do que da parte dele. Para mim, parece que ele não liga para os meus sentimentos e nem se preocupa com isso. Ele é tão crítico. Neste momento, passamos pouco tempo juntos e quase não fazemos declarações um ao outro nem nos tocamos. Somente sobrevivo a cada dia. Desisti de ter esperança

Termina a narração da voz feminina e começa a outra com voz masculina como fosse o pensamento do esposo.

(o esposo começa a se mexer sem se virar. Fica representando o q está pensando, pode se levatar e sentar de novo enquanto estiver narrando fica representando que está frio ou fica congelado, podem também acrescentar uma luva, toca, blusa de frio e etc... que já vai estar na cadeira onde vai se sentar)

2º Pensamento do Inverno voz masculinaMeu casamento é totalmente desestimulante, se não fosse cristão, provavelmente eu já teria desistido. Eu e Maria discordamos em tudo. Nós dois somos teimosos, e isso tem gerado muitos conflitos emocionais. Há uma frieza em nosso relacionamento. Sei que eu deveria amar minha esposa, mas, emocionalmente, estou completamente vazio. Maria parece que não me ama, tampouco gosta de mim ou me respeita. Parece que ela apenas me agüenta. Eu me sinto muito mal com relação ao nosso casamento eu me sinto como se nunca conseguiremos sair dessa. Continua a piorar. Brigamos 24 horas por dia, sete dias por semana, e nos agredimos.
(fica representando o q está pensando, enquanto estiver narrando)

EMOÇÕES

Dor, raiva, frustação, solidão e rejeição.

ATITUDES

Negatividade, desânimo, frustração, desesperança.

AÇÕES

Destrutivas, palavras ásperas, silêncio, violência.

CLIMA DO RELACIONAMENTO

Distante, frio, áspero, amargo. Nessa estação, os casais não se dispõem a discutir diferenças. As conversas transformam-se em discurssões, ou os cônjuges se afastam em silêncio. Não há o sentimento de cumplicidade. O casamento é como duas pessoas vivendo em iglus separados.

Narração depois da apresentação do inverno (enquanto isso eles ficam congelados com o lado do inverno para plateia)

Enquanto começa a narrar a nota final do inverno o casal sem se olharem dão um das mãos.(fica congelado)

Narração Nota final do Inverno - Muitos casais passam do inverno para a primavera. Quando os fracassos do inverno são confessados e perdoados, o perdão dá espaço para o amor, e “o amor cobre multidão de pecados”. Ao estenderem o gesto da paz, mesmo em meio à dor e à alienação, inumeráveis casais descobrirarn que a cura profunda e uma intimidade até mais profunda são possíveis. As cicatrizes do fracasso servem para lembrar o pecado, uma necessidade desesperada dc perdão e o poder de salvação de Deus. A boa notícia é que o perdão e o poder de Deus estão sempre à disposição daqueles que os buscam. Quando duas pessoas optarem por amar-se novamente, o gelo do inverno que começa a derreter regará as sementes da primavera, e o inverno terá cumprido seu maior objetivo.

Uma voz diz Primavera - Começa uma narração sobre a primavera e eles se viram uma para o outro e dão as mãos e o lado branco escrito primavera para a platéia fica fazendo carinhos.

Narração da primavera - No mundo da natureza, a primavera é o tempo de recomeços. Nas ocasiões em que os açafrões comemoram muito cedo, eu os vejo cobertos de neve, porém isso nunca parece incomodá-los. É como se soubessem que a última investida do inverno logo cederá ao reino da primavera. Inspirada pela coragem dos açafrões, toda a natureza começa a brotar e logo desabrocha em sua total beleza.

É na primavera que começa a maioria dos casamentos, o entusiasmo de criar uma nova vida juntos que dá aos homens e mulheres a coragem para fazer uma aliança em um compromisso conjugal. “Para amar e cuidar, na doença e na saúde, na pobreza e na riqueza, até que a morte nos separe.” Essas pa1avra soam a primavera. O que poderia ser mais emocionante do que a união de duas vidas para se ajudarem mutuamente cumprir os propósitos para os quais foram criadas? Sim, os casamentos começam na estação da primavera.

Esposa fala - É pura alegria! Todo dia é uma oportunidade para eu encontrar uma forma de viver meu amor por você.

Marido Fala – Estou realmente muito feliz, com nosso casamento. Me preoculpo em aprender a sua linguagem do amor.

Emoções

Entusiasmo, alegria, esperança.

Atitudes

Expectativa, otimismo, gratidão, amor, confiança.

Ações

Cultivar, planejar, comunicar-se, procurar ajuda quando necessário

Clima do relacionamento

Vital, afetuoso, aberto, atencioso. A primavera é um tempo de novos começos. As flores estão desabrochando. Os canis de comunicação estão fulindo. Há um sentimento de entusiasmo com a vida a dois. Os casais estão fazendo planos. Eles têm grandes esperanças para o futuro. Estão plantando sementes das quais esperam ter colheita de felicidade.

Depois ele tira uma pequena flor do bolso e entrega-a e ela tira do bolso dela um bilhetinho e entrega ele ela cheira a flor e sorri e ele abre e lê o bilhetinho e sorri para ela.(eles se congelam)

Narração nota final da primavera (enquanto isso eles deixam de darem as mãos e tira o sorriso do rosto)

Narração Nota final da Primavera - Para que você não pense que a primavera não tem problemas, devo alertá-lo:

Em casamento na estação da primavera, é possível depararmos com a hera venenosa irritações que aparecem de súbito e inesperadamente. Essas irritações podem causar a coceira conjugal, mesmo em meio à estação da primavera. Elas podem acabar com as férias perfeitas ou transformar um belo jantar em um fiasco emocional. Tais irritações não alteram a estação, mas podem tornar a primavera menos agradável. Temos como transformar essas irritações em recursos à medida que “maximizamos” nossas diferenças. Compartilhar suas irritações com seu cônjuge e estar aberto a mudanças.

O casal Inverno e Primavera se levantam e vai para onde veio e fica de costa.

A primavera comumente leva um casal a fazer mudanças positivas. É um tempo de novos começos, novos padrões de vida, novas formas de ouvir e expressar interesse, além de novas formas de amar. Se conseguirmos implementar com sucesso e cultivar essas mudanças positivas, a estação da primavera dará lugar à alegria e ao calor do verão. Todavia, se não conseguirmos acompanhar os novos começos, poderemos ver—nos pular o verão e passar direto para o outono ou inverno.

Uma voz diz: Verão - Começa uma narração sobre o verão o casal vai para a cadeira e senta virado um para o outro com a face para a platéia do lado branco escrito verão. O casal brinca um com o outro, o marido faz cócegas na esposa e a esposa mexe no cabelo do esposo, ambos ficam rindo a toa.

Narração do verão - Diversão também é o tema de um casamento no verão. A vida é bela. Estamos colhendo os benefícios de nossos duros esforços para entendermos um ao outro e trabalharmos juntos como uma equipe para ver os sonhos da primavera realizados. A expectativa da primavera transformou-se na realidade do verão. O entusiasmo inicial talvez tenha esmorecido, todavia aumentou a sensação de que estamos conectados um ao outro. Temos menos mal-entendidos, e quando os temos, as soluções aparecem mais rapidamente.

Podemos ou não ter atingido nossas metas financeiras. Pode- mos ou não ter filhos. Podemos ter uma boa saúde ou não. Nossas férias podem ser satisfatórias ou frustrantes. Mas, se nosso casamento estiver na estação do verão, compartilharemos um profundo senso de compromisso e satisfação. E nos sentiremos seguros Do amor de um pelo Outro.

Então quais são a emoções, atitudes e ações que estimulam e sustentam a estação do verão em um casamento?

O Casal dá as mãos fazem algum tipo de carinho um no outro.

O esposo fala: Você está falando a minha linguagem de amor. Eu me sinto bem com o nosso relacionamento. Não quero dizer que parei de me esforçar para torná-la cada vez mais feliz.

A esposa Fala: Quando você descobriu minha linguagem de amor e começou a usá-la, eu me senti amada novamente. “Os últimos dois meses definitivamente foram o verão para mim”.

Esposo tira do bolso uma caixinha com um anel e dá a esposa e ela tira da bolsa uma caixa pequena embrulhada de presente e entrega-o. Eles se abraçam e de uma mão dada congelam.

Emoções

Fclicidadc, satisfaçção, realização, união.

Atitudes

Confiança, Compromisso em crescer, tranquilidade

Ações

Comunicar-se de forma construtiva, aceitar as diferenças, participar de seminários, ler livros, crescer espiritualmente.

Clima do relacionamento

Confortável, unido, que dá apoio, compreensivo. Na estação do verão no casamento, os sonhos da primavera se concretizam. Os casais desfrutam de muita satisfação com suas realizações. Eles resolvem conflitos de modo positivo. Tendo aceitado suas diferenças, procuram transformá-las em recursos em prol do relacionamento. Marido e esposa têm uma crescente sensação de compricidade.

Narração nota final do verão (enquanto isso eles tira a cara feliz do rosto e mesmo olhando um para o outro deixam de dar as mãos e congelam)

Narração Nota final do Verão

Em um casamento no verão, as vespas são semelhantes àqueles conflitos não resolvidos que se aninham sob a superfície de nossa vida diária. Tálvez estejamos na estação do verão no casamento, aproveitando a vida em comum, vendo as flores desabrochar, arrancando um pouco das ervas daninhas que aparecem às margens de nosso relacionamento; mas existe outro nível, invisível, em nosso relacionamento, um ninho subterrâneo para onde empurramos nossos problemas não resolvidos. Quando um dos cônjuges ousa chegar perto demais da boca do ninho, as vespas saem voando e nos vemos debatendo no meio do verão.

Em todo casamento, o verão pode facilmente passar para o outono, antes mesmo de o casal reconhecer essa mudança. O outono não é tão traumático quanto o inverno, mas não é tão agradável quanto o verão.

Uma voz diz outono

Começa uma narração sobre o outono e eles se viram de costa uma para o outro e o lado preto escrito outono para a platéia. (fica congelado ou ficam se mexendo de vez enquanto)

Narração do Outono Na Carolina do Norte e em muitas outras partes do mundo, o outono é a estação mais colorida do ano. As colinas ficam pintadas com grandes manchas de amarelo, vermelho, laranja e vinho. O que não falamos, mas sabemos sem sombra de dúvida, é que tal espetáculo de cores é temporário. Logo os ventos frios rasgarão o cenário vibrante e as folhas cairão ao chão, deixando as árvores com os galhos descobertos. Um fenômeno interessante é que nem todas as folhas caem no mesmo dia; a beleza desaparece.

O cair das Folhas é uma analogia oportuna com o que acontece na estação do outono no casamento. No início do outono, o casamento parece maravilhoso visto de fora. Mas, dentro do casamento, as coisas estão mudando. E quando os ventos frios chegarem, então, a deterioração do casamento poderá ser vista por todos. O outono passa a ser o prelúdio do inverno. Como acontece com as outras estações do casamento, o outono tem um conjunto próprio de emoções, atitudes e ações.

Começa a narração de voz feminina como fosse o pensamento da esposa (a esposa começa a se mexer sem se virar. Fica representando o q está pensando, pode se levatar e sentar de novo enquanto estiver narrando, sem se virar do lado escuro para o lado branco, o lado escuro tem q permanecer para a plateia)

1º Pensamento do Outono voz feminina - Estou muita insegura com relação ao meu casamento. Rick

não parece estar ciente do que está acontecendo, mas estou muito infeliz. É muito assustador, e não sei bem o que fazer. Às vezes, eu me sinto arrasada”. Eu me sinto sozinha, assustada, indecisa e amedrontada. Não sei ao certo como lidar com todas as emoções que acompanham mudanças devastadoras, um terrível prognóstico e uma dor física constante. Não aprendemos a lidar juntos com nossas emoções, por isso fiquei sozinha, emocionalmente cansada. É terrível. Eu gostaria que fosse diferente. Existem muitas dúvidas sobre onde me encaixo na vida de Rick e se ele me ama ou não. Deixamos que a família dele interferisse em nossa vida já nos primeiros meses de casamento, e a confiança se quebrou ou nunca foi criada.

Termina a narração da voz feminina e começa a outra com voz masculina como fosse o pensamento do esposo.(a esposo começa a se mexer sem se virar. Fica representando o q está pensando, pode se levatar e sentar de novo enquanto estiver narrando)

2º Pensamento do Outono voz masculina - Eu me sinto deprimido, desanimado e menosprezado. Esta não é uma boa situação para se estar. Não estou contente com meu casamento. Alguma coisa precisa mudar; do contrário, não vou conseguir levá-lo adiante. Estou com medo, sinto tristeza, rejeição e solidão. Acho que o principal problema foi a falta de comunicação. Nós nos ocupamos tanto com a questão de ter e educar nossos filhos e de ganhar a vida, que não demos prioridade ao tempo um com o outro. Por conseqüência, nós nos distanciamos e ouve infidelidade.

Outono

Emoções

Medo, tristeza, depressão, apreensão, desânimo, ressentimento, sentimentos em que a pessoa se sente menosprezada.

Atitudes

Preocupação, incerteza, culpa.

Ações

Negligenciar, não enfrentar os problemas.

Clima do
relacionamento

Afastamento, desprendimento. Na estação do outono, os casais sentem que algo está acontecendo, mas não sabem ao certo o que é. Há o uma sensaçao de desunião. Um dos cônjuges ou ambos começam a se sentir abandonados. Os casais percebem a existência de alguns problemas que eles não estão enfrentando com honestidade. Parece que estão separados emocionalmente, e cada um tem a tendência de culpar o outro. Se eles ficarem na estação do outono por determinado tempo, os amigos e familiares talvez estejam reparando nas mudanças.

Narração da nota final do outono (enquanto eles ficam com do outono para plateia sem se olharem dão uma das mãos ao outro)

Narração Nota final do outono no meio da narração o casal verão e outono vai para onde estar o outro casal e fica de costa também.

O outono pode levar diretamente à primavera ou a uma volta ao verão. Todavia, se os casais simplesmente deixarem que “a natureza siga seu curso”, inevitavelmente despertarão no inverno. É possível que, você tenha facilmente identificado a estação de seu casamento; ou talvez tenha tido dificuldade para fazer a distinção entre primavera e verão ou outono e inverno. É verdade que os últimos estágios do outono e os primeiros estágios do inverno são muito parecidos. O mesmo se aplica aos últimos estágios da primavera e os primeiros estágios do verão. Porém, é importante que você identifique a estação em que se encontra. Seja qual for a conclusão pessoal sobre a estação de seu casamento, acredito que você achará o entusiasmo da primavera e as alegrias do verão. Espero que você também entenda que as estações do outono e do inverno não são inteiramente inúteis. Muitas vezes, elas servem de alerta para estimular o crescimento conjugal. Nenhum casamento está perdido!Com a ajuda de Deus, todas as coisas são possíveis.

Quando termina vai para o meio do palco e maridos e esposas ficam um de costa para o outro de braços cruzados.

Antes da última narração entra Julia com uma faixa escrito: ACONSELHAMENTO vai até ao meio dos casais e com um cartaz dividido em 4 partes dá para cada um escrito que tanto pode ter também durex e vai dando uns pedaços para eles juntarem a faixa escrito: “FAÇA DE CADA DIA UM RECOMEÇO. COMEÇE NOVOS PLANOS E ESQUEÇA VELHOS ERROS” que juntam de forma que o publico possa ler.(pode pedir depois que estiver unidos os pedaços para um casal da platéia para segurar enquanto dançam ou coloca a parte. Pode também o aconselhamento já vir com um cartaz já pronto e mostrar aos casais e platéia.)


Narração final: Qual o casal que já se deparou pensando: “Será que meu cônjuge vive no mesmo mundo que eu?” Não devemos viver na sombra de um relacionamento que poderia ser maravilhoso. É angustiante querer e não saber o que fazer, pedir ajuda, mas ter um cônjuge que acha possível resolver tudo sozinho infelizmente esses casais só sobrevivem um dia a pois o outro sem crescimento e tem um casamento que não anda segundo o coração de Deus.

Negligenciar é mesmo que aceitar que se é incapaz.

Os maridos convidam as esposas pra dançar.

Ao som da música de Kleber Lucas: Quatro Estações.

NOTA: Essa peça tanto pode ser feita só com dois casais cada lado do rosto representando uma estação ou com quatro casais cada um representando uma estação.

FIM.

Nenhum comentário:

Hino Oficial do Grupo Teatro e Dança SEMEAR.

Ouça o Hino que também faz parte do Grupo SEMEAR "Sei que tudo posso"